Pages

sexta-feira, 11 de março de 2011

Historia da Maquiagem



Foram descobertas evidencias pré-históricas de que os primeiros seres-humanos já usavam pintura para se maquiar com fins estéticos.Os arqueólogos acharam pigmentos e artefatos que datam de 350 a 400 mil anos 

A descoberta vem reforçar a tese de que o comportamento humano moderno, do qual faria parte o ato de se maquiar,é mais antigo do que se imagina.
Um símbolo representado da beleza feminina era a rainha egpicia Cleópatra (nascida em 69 a.C ) 
onde usava pigmento preto em seus olhos puxados e fortemente delineados.Esta tinta negra foi descoberta no Egipto e ate hoje inspira os maquiadores modernos .
Em vários registros históricos,o traçado caracteristico dos olhos de Cleópatra aparece como pontapé inicial para muitas técnicas de maquiagem.Dizem que Cleópatra chegou a elaborar um guia de beleza,entretanto os originais sumiram.


Obsessão por uma pele clara
Na historia das civilizações, a pele clara foi uma obsessão universal. Há lendas que dizem que a bela Pompéia (imperatriz romana) tinha pele muito clara graças aos banhos de leite de jumenta que costumava tomar. E no Japão la pelo IX ao XII, as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso a base de farinha de arroz (oshiroi). na França os  homens da nobreza também se maquiavam onde surgiu a primeira enciclopedia da beleza, no século XVI. 
Nessa época usava a maquiagem para uniformizar traços pessoais, encantar e seduzir.


Popularização dos cosméticos  
A  popularização dos cosméticos só aconteceu no século XX, com os avanços da industria química fina. Em paris, nos anos 20, o baton ganhou status. Pela primeira vez na Historia da cosmética, um produto desse tipo é fabricado em  tubo de cartucho. o sucesso foi estrondoso e logo os estojos de batons lançaram no mercado norte americano. Com a evolução da moda em geral, a maquiagem foi consagrada como parte fundamental desse universo, o que estimulou a pesquisa de novos produtos e o que desenvolvimento da industria de fabricação de cosméticos. A produção em massa aconteceu nos 60 e o consumo deslancha. Apartir dai o consumo de maquiagem passa a ser um item acessível para todo publico feminino.
Hoje as marcas de cosméticos fazem parte do cotidiano das mulheres onde temos varias qualidades, cores e preços que atendem ao gosto e bolso de cada uma. 



A beleza entra  na mira da igreja
Naquele tempo os lideres religiosos reprovavam o uso de artifícios coloridos, a cor púrpura e branca no rosto de uma mulher crista, atiçadores da juventude, formentadores da luxúria e símbolos de alma impura. Homem virtuoso faleceu no dia 30 de setembro do ano 420.  No relato de São Gerânimo ficava claro a indignação do ato de se maquiar, pois era visto como força do mal e impureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário