Pages

terça-feira, 5 de abril de 2011

hábitos que envelhecem a sua pele

  • Estamos cansados em saber o quanto o cigarro é prejudicial a nossa saúde e nem assim largam o bendito! Gente, o cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! a pele fica grossa, amarelada, opaca e sem viço tudo por causa da nicotina. Além do mal que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. "Provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça".

  • Estresse emocional altera nossos hormônios, aumenta a liberação de corticoide endógeno e adrenalina. "Isso pode deixar a pele mais oleosa e com acne. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções". As mais comuns são herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.
  • Falta de alimentação equilibrada, ricas em antioxidantes. "Uma dieta equilibrada, rica em vegetais,  incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele". As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.


  • Dormir mal. Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.
  • Sedentarismo. É muito importante a prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele além de dar disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário